ARTIGO SOBRE PARAISÓPOLIS

A SENHA DO BLOG – ARTIGO SOBRE PARAISÓPOLIS


Esse  artigo que o BLOG DA SANDRA PAULINO repercute – originalmente publicado no número 2 da Revista do OBSERVATÓRIO JUDAICO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL – é dedicado a 3 homens que não nos deixaram órfãos, nem entregues a um protagonismo inútil que avilta a defesa dos direitos humanos.

OJDHB - REVISTA N 2

O Editorial da Revista do OJDHB refere um artigo sobre o tema da violência institucional, aquela que o Estado mesmo pratica.

Dessa vez o palco foi a favela de Paraisópolis.

Mudou o lugar, mas não os alvos.

Então, continua tudo igual.

O massacre dos mesmos.

Se há pouco mais de meio século a luta era restrita ao que o Estado produzia, nas sombras das delegacias e dependências militares, tudo sem que a maioria da sociedade soubesse, hoje as redes sociais e os diversos segmentos públicos e privados produzem resultados infinitamente mais destrutivos, pelo preconceito, ignorância e mera banalidade do mal, como já disse Hannah Arendt.

Essa banalidade matou – com 18 tiros no peito e cabeça – o soldado da PM de SP, JÚLIO CÉSAR LIMA DO NASCIMENTO no dia 4 de setembro de 2011, no Morro do Macaco, em Cotia/SP.

Essa banalidade matou – com 4 tiros na cabeça – a vereadora carioca MARIELLE FRANCO, no dia 14 de março de 2018, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. A mesma banalidade que acertou outros 3 tiros nas costas do motorista ANDERSON PEDRO GOMES.

Essa banalidade matou sempre e vai continuar matando, civis e agentes do próprio Estado, se outros agentes com muito mais poder  continuarem recebendo apoio para matar. 

Nesse momento de tanto sofrimento pelos múltiplos desrespeitos que vimos suportando contra nossa condição humana, é preciso se vestir com a força e destemor do arcebispo que há quase 3 anos partiu, do pastor presbiteriano que se foi há mais de 20 anos e do rabino que há pouco também nos deixou.

Esses homens marcaram a pele e a alma dos que tem coragem de seguir adiante!

PAULO EVARISTO ARNS

JAMES RIGHT

HENRY SOBEL

Em nome do Blog, da defesa intransigente dos direitos de todos os seres humanos, nosso agradecimento.

dom paulo.png
james wright.png
henry sobel.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras dos outros | Noblat

Para chamá-las de suas 30/08/2020 14:52:00   Noblat: A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras de outros presidentes Para chamá-la...