Ruth Sheherazade: criador de perfil fictício diz que sofre ameaças

 "Para nós, bandido bom não é bandido morto", afirma o autor da página

Sátira de Rachel Sheherazade no Facebook foi criada pelo publicitário Pedro Felipe Vilareal
Sátira de Rachel Sheherazade no Facebook foi criada pelo publicitário Pedro Felipe Vilareal
Foto: Reprodução

A página cômica Ruth Sheherazade alcançou 72 mil curtidas no Facebook em menos de uma semana  - o espaço foi criado na última terça-feira. Desenvolvido pelo publicitário, Pedro Felipe, o site faz uma sátira da apresentadora do SBT, Rachel Sheherazade, usando como temática a personagem que seria uma irmão gêmea "boazinha" da âncora. A sátira é baseada na novela “Mulheres de Areia” que tem as irmãs gêmeas Ruth e Rachel como protagonistas. Na trama, Ruth é a heroína enquanto Rachel é a vilã – o papel foi encenado em duas versões, a primeira com a atriz Eva Wilma em 1973, e Glória Pires repetiu o papel no remake de 1993.

O site começou em 11 de fevereiro, e no primeiro dia alcançou 5 mil curtidas. A tendência continuou no dia seguinte atingindo 20 mil acessos, e manteve nesta crescente desde então. O espaço na rede social começou com uma "brincadeira" entre Pedro Felipe e seus amigos. "A página começou com um rapaz que também ajuda nas postagens, o Renato Bacon. Ele postou no Twitter uma piada que foi para os melhores do microblog, algo como 'melhor que a Raquel só a Ruth’. Pensamos, ‘por que não fazer a Ruth’", relata o publicitário. "A gente nunca imaginou que aquela, uma piada interna, uma piada nossa tomaria essa proporção".

Nas palavras do publicitário, o papel de Sheherazade como formadora de opinião é "muito cruel", devido ao tamanho da exposição. Pedro Felipe ainda explica está criando junto a amigos um crowdfunding – financiamento coletivo – para ajudar o estudante brasileiro a não se tornar um bandido. "A gente começou a fazer um crowdfunding para adotar um estudante. Algo para que as pessoas possam investir no estudante brasileiro, antes de ele virar bandido", disse Felipe. ‘Para nós, bandido bom não é bandido morto’”, completou o autor da página.

Ameaças

Com comentários a favor de casais homoafetivos, contra discursos fascistas, com um suposto relacionamento de José Luís Datena (apresentador do SBT) e Sheherazade e até uma foto do personagem Tonho da Lua (personagem amigo de Ruth de interpretado por Marcos Frota na novela ); o site atraiu não só comentários positivos, mas a ira de pessoas a favor da apresentadora.

"Eu estou muito preocupado porque até PM me ameaçou. Pegaram uma foto do meu sobrinho no meu colo e falaram que eu o aliciava", afirma Felipe. "E isso é uma coisa que a própria Rachel (Sheherazade) é contra. Ela é a favor da família", completa. Felipe afirma que recebeu apoio de um grupo de advogados para proteger-se na Justiça contra ações futuras.

Sheherazade e SBT
O SBT foi procurado para comentar sobre a página e a personagem Ruth Sheherazade. De acordo com a assessoria da TV não haverá nenhuma ação de Justiça contra o publicitário e os demais criadores da página. A assessoria do SBT ainda enfatizou que o canal respeita a “liberdade de expressão”. O publicitário ainda reiterou que está aberto ao “diálogo” com o SBT e Sheherazade. Ele acredita que é possível ter uma abertura. E cita como exemplo outro perfil cômico, o Dilma Bolada. Procurada pelo Terra, Rachel Sheherazade não se manifestou sobre o conteúdo da página.

Ruth Sheherazade: criador de perfil fictício diz que sofre ameaças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras dos outros | Noblat

Para chamá-las de suas 30/08/2020 14:52:00   Noblat: A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras de outros presidentes Para chamá-la...