Segregação racial nos Estados Unidos

A segregação racial nos Estados Unidos teve início após a Guerra Civil e a consequente abolição do regime escravista no Sul do país, na segunda metade do século XIX.

  • O que é segregação racial?
segregação racial, no contexto da Idade Contemporânea, pode ser definida como um tipo de política de Estado que tem por objetivo separar indivíduos ou grupos de indivíduos de uma mesma sociedade por meio de critérios raciais (ou étnicos). Esse tipo de medida passou a ser executado a partir do fim do século XIX e teve forte vigor no século XX, em países como a Alemanha nazista, com o antissemitismo, a África do Sul, com o apartheid, e os Estados Unidos da América.
  • Formação dos EUA: diferenças básicas entre Sul e Norte
Para compreendermos a questão da segregação racial nos Estados Unidos, é necessário que relembremos um pouco do processo de formação desse país.
Sabemos que os EUA foram formados, inicialmente, por colonos ingleses, que deram origem às chamadas Treze Colônias na costa Leste do país. No entanto, as colônias do Sul tiveram um desenvolvimento diferente daquelas do Norte. Enquanto no Norte houve o modelo da pequena propriedade privada, do trabalho livre e assalariado e do desenvolvimento da indústria, no Sul prevaleceu o modelo da grande propriedade de terras e da monocultura (que caracteriza a chamada plantation). Nesse modelo, ao contrário do que vigorou no Norte, assentou-se o uso do trabalho escravo, mais precisamente de escravos negros do continente africano.
Sendo assim, durante o período em que predominou a escravidão no Sul dos EUA, os negros escravos eram, assim como no Brasil e em outras partes do mundo à época, considerados mercadoria de seus donos e não indivíduos portadores de direitos.
  • Guerra Civil e implantação de políticas segregacionistas no Sul
Essa situação só teve fim, evidentemente, com o término do modelo econômico escravocrata no Sul. O término veio com a Guerra Civil, fato que transcorreu entre os anos de 1861 e 1865. Na Guerra Civil Americana, entraram em conflito os estados do Norte, ou União, comandados pelo então presidente Abraham Lincoln, e os autoproclamados Estados Confederados do Sul, que pretendiam fundar uma confederação separatista. A guerra terminou com a vitória do Norte, que resultou na imediata abolição da escravatura.
Após a guerra, deu-se início a um processo de reconstrução do país e reincorporação dos estados do Sul ao restante do país. Nesse período, que corresponde aos anos finais da década de 1860, apareceram as primeiras tentativas de implementação das políticas segregacionistas. A muitos cidadãos brancos sulistas era inaceitável que os negros, recém-libertos, tivessem os mesmos direitos e ocupassem os mesmos espaços que eles. No mesmo ano em que terminou a guerra (1865), por exemplo, foi formada a seita Ku Klux Klan por um ex-combatente das tropas sulistas, chamado de Nathan Bedford Forrest. A polícia da União sufocou os primeiros focos de ação violenta da Klan contra os negros. Todavia, no início do século XX, a seita voltaria com muita força e milhares de adeptos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sobre o processo de implantação das leis segregacionistas nos EUA, o historiador Leandro Karnal diz o seguinte:
Leis de segregação racial haviam feito breve aparição durante a reconstrução, mas desapareceram até 1868. Ressurgiram no governo de Grant, a começar pelo Tennesse, em 1870: lá, os sulistas brancos promulgaram leis contra o casamento inter-racial. Cinco anos mais tarde, o Tennessee adotou a primeira Lei Jim Crow e o resto do sul o seguiu rapidamente. O termo “Jim Crow”, nascido de uma música popular, referia-se a toda lei (foram dezenas) que seguisse o princípio “separados, mas iguais”, estabelecendo afastamento entre negros e brancos nos trens, estações ferroviárias, cais, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros, entre outros. Em 1885, a maior parte das escolas sulistas também foram divididas em instituições para brancos e outras para negros. Houve “leis Jim Crow” por todo o sul. Apenas nas décadas de 1950 e 1960 a suprema Corte derrubaria a ideia de “separados, mas iguais”. [1]
Os entraves sociais provocados pelas leis de segregação racial nos EUA e o virulento racismo delas decorrente só começariam, de fato, a ser ao menos parcialmente resolvidos como os movimentos de luta pelos direitos civis dos negros. Um dos líderes desses movimentos tornou-se símbolo dessa luta: Martin Luther King Jr. (Para saber mais sobre isso, clique aqui).
NOTAS
[1] KARNAL, Leandro [et al.]. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.
*Créditos da imagemEPG EuroPhotoGraphics / Shutterstock.com
Manifestação pelos direitos civis dos negros nos EUA*
Manifestação pelos direitos civis dos negros nos EUA*
Publicado por: Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Assuntos relacionados
É preciso apagar o racismo de nossa sociedade e manter viva a história de luta de negros e indígenas para que essa barbárie não se repita no futuro.
Racismo
Clique aqui e entenda a definição sociológica de racismo e como o preconceito de raça se originou e ainda permanece em nossa sociedade.
A expressão “fundamentalismo” é fonte de muita discussão e controvérsia
O que é fundamentalismo?
Você sabe o que é fundamentalismo? Leia este texto e saiba quando e como teve origem essa expressão e por que ela é tão associada à religião.
Nos Estados Unidos, há uma polarização entre os partidos Democrata e Republicano
Partido Republicano e Partido Democrata nos EUA
Saiba quais são as características definidoras, bem como a origem dos dois grandes partidos dos EUA, Partido Republicano e Partido Democrata.
Ilustração das diligências atacadas por indígenas americanos durante a “marcha para o oeste”
Estados Unidos no século XIX
Clique aqui e conheça os principais eventos que caracterizaram a história dos Estados Unidos durante o século XIX.
Malcolm X foi um dos grandes nomes na luta dos afro-americanos por mais direitos nos Estados Unidos*
Malcolm X
Clique no link e tenha acesso a informações e detalhes sobre a vida do ativista afro-americano Malcolm X.
Infelizmente, a democracia racial ainda é uma utopia.
Democracia racial
Clique aqui para saber o que é democracia racial, por que ela pode ser considerada um mito e por que é preciso desfazê-la para acabar com o racismo.
Antissemitismo
Clique aqui para entender o que é antissemitismo, qual a origem do termo, o que são povos de origem semita e o porquê de os judeus serem tão hostilizados.
Monumento a Martin Luther King em memorial de Washington, que leva seu nome.*
Martin Luther King e a luta pela igualdade
Uma das principais lideranças da luta por direitos civis nos EUA, Martin Luther King é um dos principais ícones do movimento negro.
Os novos tipos de racismo
O neorracismo
O neorracismo, O que é racismo, Como surgiu o racismo, O novo tipo de racismo, Os problemas no mundo por causa do racismo, As conseqüências do racismo, Racismo moral, Racismo racial.
Família puritana indo para a igreja
Cotidiano das famílias nas Treze Colônias inglesas
Veja aqui o cotidiano das famílias nas Treze Colônias inglesas, saiba como os colonos viviam e trabalhavam e como o puritanismo influenciou suas vidas.
Acima, imagem de um selo usado em documentação de controle de mercadorias nos EUA, no século XVIII
Leis proibitivas das Treze Colônias Americanas
Saiba mais sobre as Leis proibitivas das Treze Colônias Americanas e entenda por que os colonos americanos reagiram contra elas.
Nelson Mandela foi membro do Congresso Nacional Africano, órgão de resistência ao Apartheid *
Apartheid
Saiba mais sobre o Apartheid, uma política aplicada na África do Sul ao longo do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras dos outros | Noblat

Para chamá-las de suas 30/08/2020 14:52:00   Noblat: A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras de outros presidentes Para chamá-la...