Site dribla Pentágono e publica fotos de americanos mortos

  Citar
http://noticias.uol.com.br/uolnews/minuto/ult335u4441.jhtm
Site dribla Pentágono e publica fotos de americanos mortos
23/04/2004 - 11h42
da Redação
em São Paulo
A "censura branca" do Pentágono com relação a imagens dos corpos dos soldados americanos mortos no Iraque acabou hoje. Um site dedicado a combater a política do governo de não mostrar os mortos publicou 361 fotos de caixões das vítimas da guerra.
A fotos são do site Memory Hole (http://www.thememoryhole.org). Elas mostram os caixões cobertos por bandeiras americanas na base aérea de Dover.
Leia mais abaixo das fotos:
caixao.jpg
caixao1.jpg
caixao2.jpg
caixao3.jpg
As fotos vêm a público um dia depois de a funcionária de uma empresa que trabalha para os americanos ser demitida por fotografar os caixões dos soldados mortos. A funcionária tirou a foto numa base aérea do Kuwait, e a passou ao jornal americano Seattle Times.
O Pentágono reagiu furiosamente à divulgação das imagens, apurou a BBC. As fotos foram tiradas pelo próprio comando militar americano. Desde o começo da guerra, o governo americano não divulga à imprensa as fotos de americanos mortos, caixões ou enterros. Essa política está em prática desde 1991, na primeira Guerra do Golfo, quando o governo do presidente George Bush, o pai, também não divulgava esse tipo de imagem.
O Pentágono foi forçado a enviar a um ativista as fotos que mostram os caixões envoltos em bandeiras. Para isso, o ativista teve que recorrer à Justiça, num processo por liberdade de informação. Alguns dos veículos de imprensa americanos se justificaram por não ter feito referência às fotos antes. O jornal "The New York Times", por exemplo, disse que não sabia da existência do material.
O Ato de Liberdade de Informação, no qual o ativista que conseguiu as fotos se baseou perante a Justiça para obtê-las, determina que as agências do governo americano - o Pentágono entre elas - devem fornecer documentos pedidos por escrito por qualquer pessoa. O Pentágono diz que a proibição de mostrar imagens serve para proteger as famílias das vítimas de um trauma desnecessário.
A exibição de corpos e caixões de soldados americanos na Guerra do Vietnã é apontada como a principal causa da derrota do presidente Lyndon Johnson nas eleições presidenciais americanas de 1968. Johnson, que era presidente, desistiu de concorrer à reeleição para apoiar a candidatura do vice, Hubert Humphrey. Humphrey perdeu a eleição para a oposição republicana, e Richard Nixon se tornou presidente dos EUA.
millhares de fotos de caixões de soldados norte-americanos mortos http://www.thememoryhole.org/war/coffin_ph...er/gallery1.htm
É os EUA tão começando a perceber que tem americano morrendo no iraque... vietnam again?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras dos outros | Noblat

Para chamá-las de suas 30/08/2020 14:52:00   Noblat: A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras de outros presidentes Para chamá-la...