domingo, 11 de outubro de 2020

Agora defensor do Renda Brasil, Bolsonaro dizia em 2015 que beneficiários de programas sociais 'não seriam nada'


De acordo com o próprio governo, o programa Renda Brasil está em desenvolvimento e será uma espécie de “novo” Bolsa Família (Foto: AP Photo/Eraldo Peres)

Em um vídeo inédito que circula pelas redes sociais, publicado nesta quarta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece fazendo críticas ao Bolsa Família e comentários sobre planejamento familiar. A gravação, feita em 2015, faz parte do material bruto do documentário “Entre os Homens de Bem”.

“O cara tem 3, 4, 5, 10 filhos e é problema do Estado. Ele já vai viver de Bolsa Família, não vai fazer nada. Não produz bens nem serviços, não colabora com o PIB, não produz nada", disse o então deputado federal Bolsonaro. A cena em questão não chegou a entrar no filme.

Na gravação, Bolsonaro ainda afirma que só ele, entre os deputados, falava sobre “planejamento familiar” e ainda deu a entender que quem era beneficiário do Bolsa Família dependeria de outros programas no futuro, como cotas.

“Esses oito filhos vão ter creche, escola, depois cotas lá na frente. Para ser o que na sociedade? Não vai ser nada”, avaliou.

O vídeo, publicado pelo diretor do filme Carlos Juliano Barros, foi divulgado em meio à discussão da criação do novo programa social de renda mínima do governo federal chamado Renda Brasil.

“Em maio de 2015, entrevistei o presidente Jair Bolsonaro. Revirando meus arquivos, achei esse trecho em que ele comenta sobre planejamento familiar e Bolsa Família - que o governo quer substituir pelo Renda Brasil, de olho nas eleições de 2022”, publicou Barros em sua rede social.

Leia também:

De acordo com o próprio governo, o programa Renda Brasil está em desenvolvimento e será uma espécie de “novo” Bolsa Família.

Bolsonaro afirmou, hoje (26), pela manhã, que rejeitou a proposta apresentada pelo Ministério da Economia para criação do programa Renda Brasil porque ficou insatisfeito com os cortes de programas, como o abono salarial para financiar o novo projeto.

“Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos", disse durante cerimônia de retomada de funcionamento de um alto forno da Usiminas, em Ipatinga, em Minas Gerais, fechado em decorrência da pandemia.

Mabel Politicas: Emanuel Cancella: A sociedade ainda acredita que o...

O filme “Entre os Homens de Bens” narra a rotina do ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL) e “suas batalhas na Câmara e nas redes sociais pelos direitos das minorias”, diz a sinopse do documentário.

Nosso objetivo é criar um local seguro e atraente para os usuários se conectarem a interesses e paixões. Para melhorar a experiência de nossa comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários dos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras dos outros | Noblat

Para chamá-las de suas 30/08/2020 14:52:00   Noblat: A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras de outros presidentes Para chamá-la...