quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Primeiro caça Gripen comprado pelo Brasil chega ao País de navio neste domingo

Caça foi adquirido no governo Dilma Roussef. Brasil deve receber 36 unidades ao todo

Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br

 O primeiro avião Gripen NG comprado da sueca Saab chegou ao Brasil neste domingo (20) de navio. A aeronave está registrada com a matrícula FAB4100. A compra de 36 caças foi sacramentada no governo da ex-presidente Dilma Roussef, mas as negociações remetem ao segundo mandato do ex-presidente Lula. O custo do negócio foi de por 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 24,2 bilhões hoje).

O modelo deixou o porto de Norrköping (Suécia) no dia 29 de agosto. Ele viajou a bordo do navio Elke, com bandeira de Antígua e Barbuda.

O caça foi recebido no porto Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina. Ele será levado ainda hoje para o aeroporto de Navegantes, mesma cidade onde fica o porto. Forte esquema de segurança foi montado para proteger a aeronave.

O caça deve ficar guardado no aeroporto até o dia 25 de setembro. Nesta data ele levantará voo com destino a Gavião Peixoto (SP). É na cidade paulista que fica a fábrica da Embraer. A empresa brasileira ficou responsável pela produção em solo brasileiro de outras versões do Gripen, uma vez que o contrato firmado prevê transferência de tecnologia.

No local existe um centro de comando conjunto da Embraer e da Saab. Dos 36 aviões que o Brasil irá receber, 15 serão fabricados no local.

O Gripen NG continuará em testes até 2021, quando entrará em operação junto a outras unidades que serão entregues nesse meio tempo.

O Otimista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras dos outros | Noblat

Para chamá-las de suas 30/08/2020 14:52:00   Noblat: A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras de outros presidentes Para chamá-la...