terça-feira, 21 de julho de 2020

'Japonês da Federal' é condenado por facilitar contrabando na fronteira com Paraguai


Newton Hinedori Ishii, o "Japonês da Federal", participou de várias prisões na Lava-Jato
Newton Hinedori Ishii, o "Japonês da Federal", participou de várias prisões na Lava-Jato Foto: Geraldo Bubniak/Agência O Globo
Tamanho do textoA A A
O agente da Polícia Federal Newton Hinedori Ishii — conhecido na Lava-Jato como o "japonês da federal" — foi condenado em primeira instância à perda do cargo e pagamento de multa de R$ 200 mil por facilitação de contrabando. De acordo com o ministério Público, Ishii participava de quadrilha composta por 22 agentes da PF, quatro servidores da Receita Federal e dois policiais rodoviários federais, que atuava em um esquema de facilitação de contrabando na fronteira entre Brasil e Paraguai. Newton Ishii nega o crime e pode recorrer da sentença.
OBScena: o símbolo do combate à corrupção é tão corrupto quanto os que com ele tiraram selfies
Newton Hidenori Ishii | Ficha Corrida
Ou usaram o japonês por ignorância a respeito de seus antecedentes, ou usaram-no exatamente em virtude dos seus antecedentes no “descaminho”. Há uma terceira hipótese, de tentativa de obstrução da justiça, mas aí seria desfaçatez jamais. Em todo caso, não evitaram a condenação nem a prisão. Nenhuma das razões dignifica os envolvidos. É também emblemático que o golpe paraguaio tenha entre seus símbolos um agente que atuou no contrabando na fronteira do Paraná com o Paraguai. E também não é mero acaso que o único representante diplomático recebido por Michel Temer até hoje seja exatamente um empresário paraguaio que financiou o golpe contra Lugo
O uso do japonês como símbolo do combate à corrupção se assemelha em método ao uso do General Etchegoyen, no GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Como se diz nos piores restaurantes, é o que a plutocracia tem para o momento.
“Há que se ressaltar que o réu Newton Hinedori Ishii é determinado, quando o assunto é cobrar propina para facilitar o contrabando/descaminho. No caso, Newton Japonês escolheu o tipo de mercadoria que aceitaria facilitar e, ainda, fixou o preço da propina a ser cobrada pela omissão na atribuição de combater o crime que lhe foi conferida pelo Estado”, disse o juiz Sérgio Luis Ruivo Marques, da 1ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

Juiz condena Japonês da Federal à perda do cargo e multa ...

 
“Há que se ressaltar que o réu Newton Hidenori Ishii é determinado, quando o ... No caso, Newton Japonês ...
3 dias atrás - Vídeo enviado por Pânico Jovem Pan
Na sentença, o magistrado cita também um telefonema interceptado com autorização judicial em que o Newton Ishii informa a placa de um veículo para que um policial corrupto deixe de fiscalizar ou simule a fiscalização, beneficiando a quadrilha de contrabando.

Japonês da Federal vai assumir presidência do PEN no ...

 
Agente aposentado, Newton Ishii garante que não vai concorrer a cargo público. ... Newton Hidenori ...
24 de abr. de 2018 - Vídeo enviado por Jornal O Globo
"Fica claro pelas interceptações telefônicas, autorizadas judicialmente, que os contrabandistas carregavam os veículos com as mercadorias contrabandeadas/descaminhadas, passavam o número da placa e aguardavam a autorização do APF NEWTON para livre passagem na Aduana da Ponte Internacional da Amizade", escreveu o juiz.

Juiz condena Japonês da Federal à perda do cargo e multa ...

 
... se ressaltar que o réu Newton Hidenori Ishii é determinado, quando o assunto é cobrar propina para ...
3 dias atrás - Vídeo enviado por Portal 1001 Notícias

ainda de acorco com o magistrado, o agente da PF também orientava os contrabandistas a dividir a carga para diminuir os riscos de serem pegos na fiscalização na fronteira.

As mais lidas

  1. 1
    STF suspende ordem de busca e apreensão no gabinete de Serra
  2. 2
    Bolsonaro faz novo exame de coronavírus e espera resultado negativo para confirmar viagem
  3. 3
    Lava-Jato: Serra volta ser alvo de operação da PF; fundador da Qualicorp é preso em SP
  4. 4
    'Japonês da Federal' é condenado por facilitar contrabando na fronteira com Paraguai
  5. 5
    Casa Civil autoriza contratar filha de Braga Netto com salário de R$ 13 mil na ANS

"Ademais, colocavam "laranjas" (proprietários fictícios das mercadorias) para permitir que houvesse uma distribuição das mercadorias em "cotas" de menor valor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras dos outros | Noblat

Para chamá-las de suas 30/08/2020 14:52:00   Noblat: A inteligente jogada de Bolsonaro de concluir obras de outros presidentes Para chamá-la...